quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aprofundando o assunto...

Mente perigosas, o psicopata mora ao lado II

Ultimamente tenho visto próximo a mim, casos e acontecimentos terríveis, comportamentos que fogem o padrão e personalidades dissociadas que me chamaram a atenção por um livro que li; “Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado” de Ana Beatriz Barbosa Silva. Vivi de perto, caso em que amigos e amigas minhas se envolveram em situações totalmente fora do comum, com pessoas que anteriormente não se esperava certas reações, ou no fim das contas já eram assim e não havíamos percebido!

Postei dias atrás, um artigo sobre os psicopatas, mas não aprofundei o assunto.
Pesquisando sobre esse tipo de transtorno, descobri que existem muitos subtipos de psicopatia, os nomes são totalmente desconhecidos, mas eu tenho certeza que alguma vez na sua vida você já topou com algum desses psicopatas por aí... Então vou aprofundar o assunto em partes de maneira fácil para que todos possam entender.

O que é psicopatia?

A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por:desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos(amor, felicidade, respeito, misericordia, etc), frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Apesar da psicopatia ser muito mais frequente nos homens, também atinge as mulheres, em varios níveis, embora com características diferenciadas.
Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como "sociopatia", cientificamente, a doença é denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial.
A psicopatia parece estar relacionada a algumas importantes disfunções cerebrais, sendo importante considerar que um único fator não é totalmente esclarecedor para causar o distúrbio; a psicopatia parece estar associado à mistura de três principais fatores: disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos, predisposição genética e traumas sociopsicológicos na infância (ex, abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos e separação dos pais etc.). Todo indivíduo que psicopata possui, no mínimo, um desses componentes no histórico de sua vida, especialmente a influência genética, entretanto, nem toda pessoa que sofreu algum tipo de abuso ou perda na infância irá tornar-se uma psicopata sem ter uma certa influência genética ou distúrbio cerebral; assim é inadimissível afirmar que todo psicopata já nasce com essas características. Portanto, a soma dos três fatores torna-se essencial.
Principais sintomas:


*Estima-se que pelo menos 1% da população seja psicopatas.

Existem outros tipos de transtornos de personalidade que podem ser confundidos com psicopatia por serem muito parecidos, alguns já são muito conhecidos nossos outros não, são eles:


Transtorno de Personalidade Paranóide:
Indivíduos desconfiados, que se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.
Transtorno de Personalidade Esquizóide:
Indivíduos distanciados das relações sociais, que não desejam ou não gostam de relacionamentos íntimos, realizando atividades solitárias, de preferência. Pouco ou nenhum interesse em relações sexuais com outra pessoa, e pouco ou nenhum prazer em suas atividades. Não têm amigos íntimos ou confidentes, não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes.
Transtorno de Personalidade Esquizotímica:
Indivíduos excêntricos e estranhos, que têm crenças bizarras, com experiências de ilusões e pensamento e discurso extravagante. Falta de amigos e muita ansiedade no convívio social.
Transtorno de Personalidade Borderline: (típico em mulheres)
Indivíduos instáveis em suas emoções e muito impulsivos, com esforços incríveis para evitar abandono (até tentativas de suicídio). Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas.
Transtorno de Personalidade Narcisista:
Indivíduos que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor.
Transtorno de Personalidade Anti-social:(Psicopatia)
Indivíduos que desrespeitam e violam os direitos dos outros, não se conformando com normas. Mentirosos, enganadores e impulsivos, sempre procurando obter vantagens sobre os outros. São irritados, irresponsáveis e com total ausência de remorsos, mesmo que digam que têm, mais uma vez tentando levar vantagens. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas não são capazes de manter vínculos mais profundos e duradouros.
Transtorno de Personalidade Histriônica:
Indivíduos facilmente emocionáveis, sempre em busca de atenção, sentindo-se mal quando não são o centro das atenções. São sedutores, com mudanças rápidas das emoções. Tentam impressionar aos outros, fazendo uso de dramatizações, e tendem a interpretar os relacionamentos como mais íntimos do que realmente são.
Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva: (TOC)
Indivíduos preocupados com organização, perfeccionismo e controle, sempre atento a detalhes, listas, regras, ordem e horários. Dedicação excessiva ao trabalho, dão pouca importância ao lazer. Teimosos, não jogam nada fora ("pão-duro") e não conseguem deixar tarefas para outras pessoas.
Transtorno de Personalidade Esquiva:
Indivíduos tímidos (exageradamente), muito sensíveis a críticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros, reservados e preocupados com críticas e rejeição. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades.
Transtorno de Personalidade Dependente:
Indivíduos que têm necessidade de serem cuidados, submissos, sempre com medo de separações. Têm dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam, não iniciam projetos. Sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo.



Todos esses transtornos de personalidade, são doenças psicologias que devem ser diagnosticadas e tratadas.

Vou abordar agora, uma tipo de psicopatia que muitos homens já devem ter presenciado em suas vidas, é uma abordagem especial, porque vou relatar aqui um tipo de psicopata em que dois amigos meus tiveram contato. É a psicopatia feminina.

A psicopatia em mulheres tende a ser algo mais discreto. Mulheres psicopatas não gostam de ser contrariadas e, assim como os homens sociopatas, elas podem demonstrar frieza, agressividade ou insensibilidade sem que isso acarrete em culpa, arrependimento ou remorso. Elas têm necessidade em demonstrar grande poder ou controle sob certas pessoas ou situações. São controladoras, persuasivas, influenciadoras e muito sedutoras. Elas podem exibir além de um comportamento sedutor, comportamentos sexuais perversos, tais como sadomasoquismo, e fetiches perversos. Podem ter um histórico de relacionamentos breves, que duram muito pouco, numerosos casos superficiais ou então vários parceiros do outro sexo ou não, ao mesmo tempo. Elas podem ser mulheres infiéis, que facilmente traem o cônjuge, ou então enamorar-se por puro interesse material, tais como homens ricos e poderosos. Essas psicopatas possuem características de falta de confiança nos outros, impulsividade, simpatia superficial e sociabilidade para com os outros mas constante mau humor, agressividade e ressentimento para com a família e pessoas próximas. Esse tipo de psicopatia pode ser relativamente parecido como uma mistura do transtorno de personalidade borderline e o transtorno de personalidade histriônica.

Neste caso, essas psicopatas são socialmente sedutoras mas ocultam por trás da sedução e sociabilidade um péssimo comportamento com pessoas mais próximas. Pessoas assim têm comportamentos imaturos de contínua busca de sensações e perigo, e fazem de tudo o que for necessário nas suas relações para conseguirem o que querem dos outros. São incapazes de demonstrar gratidão. Quando não conseguem o que querem ou são contrariados ou pressionados, podem balancear entre uma explosão agressiva ou uma vingança calculista.

Eu conheço pessoalmente pelo menos umas três mulheres que se enquadram perfeitamente nesse perfil. Como também conheço homens psicopatas que tem as mesmas atitudes e os mesmos sintomas.
O fato é, estão proximas, você agora deve estar se perguntando... “Aquela namorada do meu amigo, será? Não será?”

Quem não se lembra da psicopata Ivone da Novela Caminho das Indias de Glória Peres, esse personagem mostrou claramente a mentalidade e inteligencia das psicopatas, mostrou exatamente como agem na frente das vitimas e como são na verdade pelas costas. A personagem Clara de Passione tambem mostrou isso. Se você está pensando que isso não existe, pode acreditar isso existe sim! Eu conheço uma pessoa muito parecida com a Clara de Passione, obvio que não vou citar o nome aqui, mas é bem parecida, não posso afirmar com certeza se essa pessoa teria coragem de matar, mas de resto posso dizer que ela age igualzinho, na frente um amor e por trás, nojo, agressividade e pura diversão, usa e abusa apenas por interesse proprio.



Mulheres psicopatas tendem a colocar a culpa de seus atos nas suas vitimas, não admitem de forma alguma sua condição, são frias, calculistas e rarissimas vezes deixam escapar a sua verdadeira face a suas vitimas. São sanguissugas de dinheiro e de afeto, iludem e possuem, traem na maior facilidade, são as famosas “vigaristas”, fazem sexo por puro interesse material ou por puro prazer mesmo. A verdade é que a maioria dos psicopatas, tanto homens, quanto mulheres, usa o sexo como mera arma de sedução para alcançar seus objetivos!

Olhos abertos pessoal!

Isso não é amor!

“O amor não é um contentamento descontente;
o nome disso é bipolaridade.
O amor é outra coisa!” (
by facebook)



Continua....(proximo topico: Psicopata Dissimulado)



3 comentários:

  1. Bom dia! fiquei casada 4 anos com um ser assim! nao acho que seja humano! sou enfermeira me separei há um mês só que ele não me deixa em paz descobri recentemente uma traição e mesmo com todos os vídeos e áudios ele continua negando falou horrores de mim para a amante e ainda tenta me convencer de que é mentira dela fala dela pra mim diz que ela o persegue no mesmo instante que é doce e gentil se transforma ameaça! sempre sustentei tudo em casa até o filho dele peguei para criar(filho do primeiro casamento) tive várias conversas com a amante e agora sabendo quem ele é ela não o quer !Quando ele liga pra ela ela me liga e coloca o telefone para que eu ouça! Ontem ela fez isso! Estou chocada de ouvir ele dizer pra ela:eu amo as duas quero ficar com as duas! ele nunca adimitiu a existência dela pra mim! como pode isso? o cara me tirou tudo que eu tinha nem minha dignidade ele deixou! e hoje ainda faz o diabo para voltar para casa! O pior que apesar de tudo tá difícil ainda gosto dele eu estou destruída emocionalmente! é um ser incapaz de te ajudar não faz nada a não ser em benefício próprio nasceu para magoar humilhar tair e enganar! preciso de alguém para conversar estou me sentindo pior que caixa de areia de gato! me sinto tão usada e envergonhada que não tenho coragem de contar a ninguém e no fim das contas não tenho ninguém ele me afastou de todo mundo! e as ameaças são constantes! Obrigada a todos samara.

    ResponderExcluir
  2. Espero que esteja bem. Vivi o mesmo. Consegui a liberdade faz poucos dias. Ainda não sei como será...

    ResponderExcluir
  3. Estou atônita porque estou passando por isso, demorei anos para conseguir enxergar. Por várias ocasiões acreditei ser culpada. Mas agora lendo várias matérias e pesquisando sobre esse assunto, muita coisa começou a fazer sentido.

    ResponderExcluir