quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bullying e psicopatia

Já escrevi aqui, sobre bullying e sobre psicopatia, mas ainda não tinha analisado os dois juntos, unidos por tragédias polemicas.

Como relatei nos posts anteriores, psicopatia é uma doença psiquiátrica ainda em estudo que não tem uma cura provável. Pesquisas revelam que uma pessoa não se torna um psicopata, a pessoa nasce psicopata. Ainda não há uma comprovação clara disto, mas estima-se que o psicopata tenha uma disfunção cerebral, em que áreas do cérebro responsáveis pelos principais sentimentos afetivos não funcionam.

O psicopata tem total conhecimento do seu comportamento, sabe que não é aceito nos padrões da sociedade e por isso mesmo dissimula, ludibria e destrói alguns chegando ao extremo de matar. Eles não sentem pena, misericórdia ou algo do tipo, são frios e calculistas e sempre procuram justificar seus atos por erros de seres humanos normais. Tendem sempre a posarem de vitimas.

Mas você deve estar se perguntando, o que isto tem haver com o bullying?
Assistimos todos os dias nos noticiários assassinos em série, que matam em nome do amor, do dinheiro, por vingança e agora também por bullying. O bullying é uma forma de agressão, pode ser física ou psicológica, na maioria dos casos praticados por crianças e adolescentes.



Crianças e adolescentes vitimas de bullying podem carregar seus traumas pelo resto da vida, se tornando pessoas transtornadas psicologicamente e retraídas. É claro que o bullying pode causar estragos imensos, mas ele não justifica atos psicopatas.

Os psicopatas estão utilizando o mal do bullying para justificar seus atos desmedidos, querendo retirar o foco do real motivo que os levam a cometer tais atos cruéis. O bullying agora virou a “irmã ovelha negra da psicopatia”, tudo agora é culpa do bullying, inclusive massacres!


O fato é que o bullying não torna ninguém psicopata, ao contrario da psicopatia, o bullying tem cura e ela é simples: respeitar o próximo com todas as diferenças que ele tiver. Vitimas de bullying sofrem e em raros casos cometem crimes seguidos de morte. Não posso afirmar que o bullying tenha uma influencia direta no caráter, talvez possa ter, mas acredito que mau-caratismo nem se compare com psicopatia.

Quanto ao numero de casos de bullying que tem se justificado para atos de psicopatia, entendo que nada tem a ver assassinatos cruéis cometidos por psicopatas com vitimas de bullying ou se fosse assim metade da população teria cometido assassinatos, afinal quem nunca foi vitima de bullying?

Um comentário:

  1. estou iniciando o curso de psicologia, e nos propuseram a fazer um artigo para quem sabe participar de um seminario que irar ocorrer em breve, eu sugerir esse tema, pois relacionei os dois de um jeito nos meus pensamentos que aquele oprimi seu colega, poderia ser em casos estremos, e se indentificamos isso poderiamos evitar um sofrimento a menos da vitima de bullying

    ResponderExcluir