quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aprofundando o assunto...

Mente perigosas, o psicopata mora ao lado II

Ultimamente tenho visto próximo a mim, casos e acontecimentos terríveis, comportamentos que fogem o padrão e personalidades dissociadas que me chamaram a atenção por um livro que li; “Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado” de Ana Beatriz Barbosa Silva. Vivi de perto, caso em que amigos e amigas minhas se envolveram em situações totalmente fora do comum, com pessoas que anteriormente não se esperava certas reações, ou no fim das contas já eram assim e não havíamos percebido!

Postei dias atrás, um artigo sobre os psicopatas, mas não aprofundei o assunto.
Pesquisando sobre esse tipo de transtorno, descobri que existem muitos subtipos de psicopatia, os nomes são totalmente desconhecidos, mas eu tenho certeza que alguma vez na sua vida você já topou com algum desses psicopatas por aí... Então vou aprofundar o assunto em partes de maneira fácil para que todos possam entender.

O que é psicopatia?

A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por:desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos(amor, felicidade, respeito, misericordia, etc), frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Apesar da psicopatia ser muito mais frequente nos homens, também atinge as mulheres, em varios níveis, embora com características diferenciadas.
Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como "sociopatia", cientificamente, a doença é denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial.
A psicopatia parece estar relacionada a algumas importantes disfunções cerebrais, sendo importante considerar que um único fator não é totalmente esclarecedor para causar o distúrbio; a psicopatia parece estar associado à mistura de três principais fatores: disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos, predisposição genética e traumas sociopsicológicos na infância (ex, abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos e separação dos pais etc.). Todo indivíduo que psicopata possui, no mínimo, um desses componentes no histórico de sua vida, especialmente a influência genética, entretanto, nem toda pessoa que sofreu algum tipo de abuso ou perda na infância irá tornar-se uma psicopata sem ter uma certa influência genética ou distúrbio cerebral; assim é inadimissível afirmar que todo psicopata já nasce com essas características. Portanto, a soma dos três fatores torna-se essencial.
Principais sintomas:


*Estima-se que pelo menos 1% da população seja psicopatas.

Existem outros tipos de transtornos de personalidade que podem ser confundidos com psicopatia por serem muito parecidos, alguns já são muito conhecidos nossos outros não, são eles:


Transtorno de Personalidade Paranóide:
Indivíduos desconfiados, que se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.
Transtorno de Personalidade Esquizóide:
Indivíduos distanciados das relações sociais, que não desejam ou não gostam de relacionamentos íntimos, realizando atividades solitárias, de preferência. Pouco ou nenhum interesse em relações sexuais com outra pessoa, e pouco ou nenhum prazer em suas atividades. Não têm amigos íntimos ou confidentes, não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes.
Transtorno de Personalidade Esquizotímica:
Indivíduos excêntricos e estranhos, que têm crenças bizarras, com experiências de ilusões e pensamento e discurso extravagante. Falta de amigos e muita ansiedade no convívio social.
Transtorno de Personalidade Borderline: (típico em mulheres)
Indivíduos instáveis em suas emoções e muito impulsivos, com esforços incríveis para evitar abandono (até tentativas de suicídio). Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas.
Transtorno de Personalidade Narcisista:
Indivíduos que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor.
Transtorno de Personalidade Anti-social:(Psicopatia)
Indivíduos que desrespeitam e violam os direitos dos outros, não se conformando com normas. Mentirosos, enganadores e impulsivos, sempre procurando obter vantagens sobre os outros. São irritados, irresponsáveis e com total ausência de remorsos, mesmo que digam que têm, mais uma vez tentando levar vantagens. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas não são capazes de manter vínculos mais profundos e duradouros.
Transtorno de Personalidade Histriônica:
Indivíduos facilmente emocionáveis, sempre em busca de atenção, sentindo-se mal quando não são o centro das atenções. São sedutores, com mudanças rápidas das emoções. Tentam impressionar aos outros, fazendo uso de dramatizações, e tendem a interpretar os relacionamentos como mais íntimos do que realmente são.
Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva: (TOC)
Indivíduos preocupados com organização, perfeccionismo e controle, sempre atento a detalhes, listas, regras, ordem e horários. Dedicação excessiva ao trabalho, dão pouca importância ao lazer. Teimosos, não jogam nada fora ("pão-duro") e não conseguem deixar tarefas para outras pessoas.
Transtorno de Personalidade Esquiva:
Indivíduos tímidos (exageradamente), muito sensíveis a críticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros, reservados e preocupados com críticas e rejeição. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades.
Transtorno de Personalidade Dependente:
Indivíduos que têm necessidade de serem cuidados, submissos, sempre com medo de separações. Têm dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam, não iniciam projetos. Sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo.



Todos esses transtornos de personalidade, são doenças psicologias que devem ser diagnosticadas e tratadas.

Vou abordar agora, uma tipo de psicopatia que muitos homens já devem ter presenciado em suas vidas, é uma abordagem especial, porque vou relatar aqui um tipo de psicopata em que dois amigos meus tiveram contato. É a psicopatia feminina.

A psicopatia em mulheres tende a ser algo mais discreto. Mulheres psicopatas não gostam de ser contrariadas e, assim como os homens sociopatas, elas podem demonstrar frieza, agressividade ou insensibilidade sem que isso acarrete em culpa, arrependimento ou remorso. Elas têm necessidade em demonstrar grande poder ou controle sob certas pessoas ou situações. São controladoras, persuasivas, influenciadoras e muito sedutoras. Elas podem exibir além de um comportamento sedutor, comportamentos sexuais perversos, tais como sadomasoquismo, e fetiches perversos. Podem ter um histórico de relacionamentos breves, que duram muito pouco, numerosos casos superficiais ou então vários parceiros do outro sexo ou não, ao mesmo tempo. Elas podem ser mulheres infiéis, que facilmente traem o cônjuge, ou então enamorar-se por puro interesse material, tais como homens ricos e poderosos. Essas psicopatas possuem características de falta de confiança nos outros, impulsividade, simpatia superficial e sociabilidade para com os outros mas constante mau humor, agressividade e ressentimento para com a família e pessoas próximas. Esse tipo de psicopatia pode ser relativamente parecido como uma mistura do transtorno de personalidade borderline e o transtorno de personalidade histriônica.

Neste caso, essas psicopatas são socialmente sedutoras mas ocultam por trás da sedução e sociabilidade um péssimo comportamento com pessoas mais próximas. Pessoas assim têm comportamentos imaturos de contínua busca de sensações e perigo, e fazem de tudo o que for necessário nas suas relações para conseguirem o que querem dos outros. São incapazes de demonstrar gratidão. Quando não conseguem o que querem ou são contrariados ou pressionados, podem balancear entre uma explosão agressiva ou uma vingança calculista.

Eu conheço pessoalmente pelo menos umas três mulheres que se enquadram perfeitamente nesse perfil. Como também conheço homens psicopatas que tem as mesmas atitudes e os mesmos sintomas.
O fato é, estão proximas, você agora deve estar se perguntando... “Aquela namorada do meu amigo, será? Não será?”

Quem não se lembra da psicopata Ivone da Novela Caminho das Indias de Glória Peres, esse personagem mostrou claramente a mentalidade e inteligencia das psicopatas, mostrou exatamente como agem na frente das vitimas e como são na verdade pelas costas. A personagem Clara de Passione tambem mostrou isso. Se você está pensando que isso não existe, pode acreditar isso existe sim! Eu conheço uma pessoa muito parecida com a Clara de Passione, obvio que não vou citar o nome aqui, mas é bem parecida, não posso afirmar com certeza se essa pessoa teria coragem de matar, mas de resto posso dizer que ela age igualzinho, na frente um amor e por trás, nojo, agressividade e pura diversão, usa e abusa apenas por interesse proprio.



Mulheres psicopatas tendem a colocar a culpa de seus atos nas suas vitimas, não admitem de forma alguma sua condição, são frias, calculistas e rarissimas vezes deixam escapar a sua verdadeira face a suas vitimas. São sanguissugas de dinheiro e de afeto, iludem e possuem, traem na maior facilidade, são as famosas “vigaristas”, fazem sexo por puro interesse material ou por puro prazer mesmo. A verdade é que a maioria dos psicopatas, tanto homens, quanto mulheres, usa o sexo como mera arma de sedução para alcançar seus objetivos!

Olhos abertos pessoal!

Isso não é amor!

“O amor não é um contentamento descontente;
o nome disso é bipolaridade.
O amor é outra coisa!” (
by facebook)



Continua....(proximo topico: Psicopata Dissimulado)



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A corrupção na veia da maioria e outras coisas mais

A partir de um comentário que recebi no post sobre a tragédia e os reajustes salariais dos parlamentares é justo eu postar aqui o comentário do dignissimo Rodrigo Cipriani,  concordar e mais, acrescentar a minha opinião. O comentário foi o seguinte:

"O brasileiro, em geral, não se revolta porque o parlamentar votou o próprio reajuste e agora ganha XXX vezes mais, mas sim porque ELE PRÓPRIO não possui esta regalia. Ou seja, no fundo, caso o cidadão comum possuísse esse "poder" de votar o próprio salário e - vou até mais longe - fazer desvios de verbas ou se envolver em esquemas de corrupção, FARIA A MESMA COISA. Desvios de caráter à parte, devemos sempre nos ater ao problema principal: Não é o fato de o parlamentar ganhar bem que incomoda, mas sim o fato de ele ser COMPLETAMENTE DESPREPARADO em cumprir seu papel e exercer o que de fato deveria fazer em prol da sociedade. Se um parlamentar tivesse um salário de, digamos, 100 mil reais/mês, mas que se dedicasse à elaboração de leis BEM FEITAS, sem margem para brechas, e que realmente atendessem ao interesse da população, pagaríamos de bom grado. Acontece que, no caso concreto, a nossa revolta (tirando a mesquinharia e inveja que já comentei acima) se dá justamente pelo fato de, nas nossas cabeças, estamos pagando caro por VAGABUNDOS INCOMPETENTES naquilo que realmente deveriam fazer pela população. Nesse ponto, aí sim se dá a importância das urnas, em escolher parlamentares CAPAZES, DILIGENTES e, principalmente, que FAÇAM AQUILO para o qual FORAM ELEITOS, ou seja, servir à população."( Rodrigo Cipriani)


Vamos a definição de corrupção de acordo com o dicionário.
Corrupção:Trata-se de substantivo feminino cujo significado encontra-se ligado à ação ou efeito de corromper, ou seja, de fazer degenerar; ação de seduzir por dinheiro, presentes ou quaisquer benesses alguém, levando este alguém a se afastar da conduta reta;

É mais do que um mito, mas a corrupção ruiu o alto escalão da sociedade e atingiu de vez o povo, é verdade sim, se a maioria do povo pudesse, faria sim, reajustes absurdos e desviaria verbas entre outras coisas mais, mas isso não se trata de outros casos a mais de psicopatias e sim de falta de carater mesmo. A maioria das pessoas está sempre procurado levar vantagem em cima de quem pode e isso não é só no alto escalão da sociedade, já vi pobre dando golpe em pobre, já vi pobre dando golpe em rico e em gringo. O fato não é ser pobre de dinheiro e sim ser pobre de espírito. Se o dinheiro fizesse o carater das pessoas, não haveriam ricos ladrões, pedófilos, estupradores e etc. Se pobreza fosse sinonimo de carater os presídios estariam vazios e o Brasil seria considerado o melhor país do mundo. A corrupção é um mal que atinge a maioria, e na maioria das vezes ela é passada de pai para filho.

Vi uma mulher no mercado ensinando a filha que se ela desse R$ 2,00 para o açougueiro, ele cortava a melhor parte da carne... Ou seja, eu que não dava dinheiro nenhum levava a pior parte. Isso é corrupção!
A verdade é que se o povo estivesse lá, faria o mesmo sim e são poucos os que teriam uma atitude diferente. Os parlamentares foram escolhidos pelo povo e nada mais justo do que você colocar no poder, alguém com quem se identifique... então já que a maioria do povo não tem um pingo de noção pratica mesmo que inconscientemente a corrupção, vemos agora o resultado, políticos tão despreparados quanto parte do povo que os colocou no poder. "VAGABUNDOS INCOMPETENTES" que tem milhares de regalias e as fazem seu trabalho porcamente.


PARABÉNS BRASIL, A CULPA DE SUA SITUAÇÃO POLÍTICA É ÚNICA E EXCLUSIVA DE NINGUÉM, NINGUÉM MENOS QUE O POVO BRASILEIRO!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tragédia X Reajuste salarial

Nos ultimos meses presenciamos na tv e nos jornais, o reajuste absurdo que os parlamentares receberam.

Algo totamente desigual a realidade brasileira!

Atualmente presenciamos a tragédia que atingiu a região serrana do RJ e inumeras pessoas que perderam suas casas, suas familias e seus unicos bens materiais. Só a resconstrução da cidade de Teresópolis foi estimada em 500 milhões de Reais. Os desabrigados deverão reconstruir as suas vidas com um aluguel social fornecido pelo governo do Estado no valor maximo de 500,00 Reais (somente). Muitos perderem seus empregos. O Governo federal foi até muito "solidário", liberando o FGTS para as vitimas.




Diante disso tudo, muita gente ainda sim irá recomeçar do zero! Pois até os documentos foram perdidos, pessoas que não podem nem provar quem são!

Enquanto isso, assistimos nos sofás de nossas casas os parlamentares brasileiros recebendo um aumento de salario absurdo, dinheiro que poderia ser investido na reconstrução das cidades atingidas pela chuva, não só no RJ mas também em outros estados.

Se os nossos parlamentares ganhassem menos, bem menos do que o atual, o dinheiro gasto com a remuneração dos mesmos poderia ser investido em medidas de prevenção de enchentes como na Australia, e poderia ser criado um fundo de assistencia a vitimas de tragedias causadas pela natureza em geral, já que não são só as chuvas que tem afetado milhares de pessoas no nosso país, bem como as secas, os vendavais, os tornados e etc.

Os parlamentares brasileiros sequer tem a noção da realidade brasileira, pois a maioria deles é da alta sociedade, enquanto a maioria da população ostenta niveis baixos de sobrevivencia se comparado com os deles.



Nas proximas eleições, vamos ver se o povo atingido pela tragédia se lembrará desses parlamentares que votam a favor do seus proprio aumentos salariais, vamos ver quem vão colocar no poder.

Afinal de contas o Brasil de hoje é de culpa unica e exclusiva nossa: BRASILEIROS!

Mentes periogosas o psicopata mora ao lado!

Não sei se todos conhecem o livro "mentes perigosas" da Ana Beatriz, enfim, eu o li e achei otimo, mas o que mais me surpreendeu, é a semelhança de personagens do livro com pessoas que convivemos no nosso dia a dia. Os psicopatas do amor... pensei que isso não existisse, que só veria isso no livro, mas atualmente presenciei não tão de perto, mas tive uma larga impressão que um amigo meu passou por isso! Até que ponto uma pessoa pode ferir sem que se sinta culpada?

O sofrimento afetivo é algo que pode corroer a alma por anos, são dores incuraveis, traumas que talvez nem mesmo o tempo pode apagar. Fico pensando como algem pode ferir seu proximo de proposito? A crueldade sem escrupulos que mata muitos corações...

" os desesperados do amor..." (machado de assis)

O livro diz que os psicopatas tem um objetivo arduo...e fazem de tudo para alcança-lo, não são pessoas passiveis de sentimentos, utilizam das piores formas possiveis para que seus desejos sejam satisfeitos.
Imaginem uma pessoa, com unico e exclusivo objetivo de te magoar...te ferir, te fazer sofrer...
Essa pessoa então, parece a melhor do mundo, sem defeitos a principio, a pessoa com que você sempre sonhou! Te cobre de carinho, de amor, te cobre 100% afetivamente, é o homem ou a mulher que você sempre sonhou e você se encanta e por meses parece viver um sonho lindo que de um dia para o outro vira um pesadelo total.

Agressões verbais, humilhações, indagações e duvidas imposta sobre seu carater e personalidade que o fazem sentir a pior pessoa do mundo. Parece que tudo desabou e que por algum motivo Deus te castigou e que você não merece de forma alguma amar e ser amado, e você começa a imaginar que essa possibilidade é nula... Uma perseguição... Uma luta sentimental, onde o perdedor é você!

A pessoa que você talvez tenha pensado em construir a sua vida começa a destruir o pouco que você ja tinha construido. O chão se abre! E você só pensa em cair em um buraco e não voltar nunca mais! Tenta encontrar respostas, procurar erros, onde não tem! Uma solução! Mas onde? Ele(a) se foi e você nem sabe o que fez pra isso acontecer! O erro foi dele(a) mas você perdoaria, ou não!

A maioria da pessoas não imagina que existam outras pessoas, menoria é claro com a pura e clara e unica intenção: magoar! Mas isso tem um nome: Psicopatia




"Tem o psicopata leve, que vive de golpes. Há os que chamo de psicopatas afetivos. Tem o tipo parasita, que entra na vida da mulher muito sedutor. Conta um monte de mentiras, aplica um golpe e foge com o dinheiro. Mas ele é menos nocivo do que o tipo possessivo. Este tem prazer em controlar, em dominar. A mulher acha que é muito amada porque o homem morre de ciúmes dela. Quando ela percebe que metade das histórias que ele contou é mentira, começa a fase do horror. Ele bate, humilha, isola a mulher. Todo mundo já foi ou será vítima de um psicopata em diferentes níveis. "(Ana Beatriz Barbosa)

"Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem. "Mentes Perigosas" discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "predadores sociais" com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de "pessoas do bem". Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloqüentes, "inteligentes" e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade. Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns." (Ana Beatriz Barbosa)

"Psicopatas têm transtorno de personalidade. Eles nascem assim. São geralmente sedutores, mas não têm emoção, sentimento de culpa nem remorso. São frios, calculistas. Têm excesso de razão e zero de emoção. Não são loucos. Um esquizofrênico não sabe o que faz. Um psicopata sabe exatamente o que está fazendo. "(Ana Beatriz Barbosa)


Na maioria das vezes o amor foge as razões humanas...
As vezes a falta de razão pode nos levar a niveis extremos de desilusão!

Amor...

Quem souber do que se trata verdadeiramente o amor...me conte...




Quem tiver interesse no assunto compre o livro, eu recomendo!

http://www.submarino.com.br/produto/1/21432534/mentes+perigosas+-+o+psicopata+mora+ao+lado

Inicio

Olá pessoas...iniciando hoje o meu blog...e trazendo as maiores verdades, utilidades e mentiras da vida...
Transpassando experiencias...
Duvidas e o que mais for necessario...além de curiosidades!

Opiniões sobre assuntos publicos em destaque e muitas outras coisas