quinta-feira, 10 de abril de 2014

O inimigo está ao lado - Como lidar com um psicopata

Nos últimos meses em que me mantive afastada do blog devido ao nascimento do meu filho, recebi por e-mail a solicitação desesperada de milhares de pessoas que convivem diariamente com um psicopata.

Vou recapitular o assunto mas desta vez vou especificar como agem esses "estranhos seres humanos" em áreas especificas da vida. 

"A grande maioria dos seres humanos é formada de empáticos: o sofrimento alheio provoca dor neles mesmos, o que os leva a tentar ajudar seus semelhantes. Ajudar o outro é uma forma de aliviar a dor que este lhes causa. Desta forma, nosso cérebro nos leva a ter comportamentos que garantem a harmonia social. 

De modo simples e didático, podemos resumir nosso cérebro em duas importantes áreas: o sistema límbico (a sede das emoções) e o lobo frontal (sede do raciocínio). 

Uma pessoa empática é capaz de ter ações compassivas e socialmente adequadas pois, como seu sistema límbico é ativado por emoções básicas, como raiva e medo, ele envia sinais para o lobo frontal onde são ativadas as áreas responsáveis pelos aspectos cognitivos - frios e racionais, assim como o julgamento moral.

Estudos comprovam que 4% da população mundial sofre de um déficit nos circuitos do sistema límbico, que deixa de transmitir, de forma correta, as informações para que o lobo frontal possa desencadear comportamentos adequados. Ou seja, chegam menos informações do sistema afetivo para o centro executivo do cérebro. Assim, o lobo frontal, sem dados emocionais, prepara um comportamento lógico e racional, mas desprovido de afeto. Por isso, eles têm consciência de seus atos, mas não sentem a dor que causam nos outros!

Desta forma, os psicopatas não sentem medo nem ansiedade: parecem imunes ao estresse. Permanecem calmos em situações que fariam muitas outras pessoas entrar em pânico. São indiferentes à ameaça de punição. Eles têm até dificuldade de reconhecer medo e tristeza nos rostos e nas vozes das pessoas."

Partindo deste principio, vamos dividir os três psicopatas que podem estar ao se redor: o psicopata amigo, o psicopata chefe e o psicopata marido(esposa). Ou seja, O psicopata pode estar no seu trabalho, no seu convívio social ou na sua cama. 

A partir de amanhã serão publicados 4 posts sobre este assunto, começando pelo mais solicitado: DORMINDO COM O INIMIGO. Vamos ver como sua vida afetiva pode ser ou está sendo destruída por esse ser humano, o que você pode fazer para mudar esta situação e como lidar e se livrar de uma pessoa assim. Vamos abordar como agem os psicopatas afetivos, de que forma podemos diagnostica-los e identifica-los.

Aqui! Não perca!







Nenhum comentário:

Postar um comentário