terça-feira, 31 de maio de 2011

1. Ciúmes

Qualquer pessoa natural já passou por isso, é inevitável negar que ninguém nunca o sentiu... Estou falando de ciúmes. Mas de que se trata realmente este sentimento, existe um meio termo? Quem sente ciúmes sofre algum transtorno ou é algo natural do amor e do afeto? Existe ciúme saudável? Qual o limite do ciúme doentio?


A partir de agora vou explicar claramente, o que é, de que maneira pode se desenvolver, quando isso pode se transformar numa doença e algumas curiosidades.


O que é Ciúme?


Ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade."

O dicionário português da Porto Editora apresenta três definições para a palavra ciúme:
  1. “Inveja de alguém que usufrui de uma situação ou de algo que não se possui ou que se desejaria possuir em exclusividade.”
  2. “Sentimento de possessividade em relação a algo ou alguém.”
  3. “Sentimento gerado pelo desejo de conservar alguém junto de si ou por não conseguir partilhar afetivamente essa pessoa; sentimento gerado pela suspeita da infidelidade de um parceiro.”


A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis, como o apego aos pais que aparece por volta do primeiro ano de vida ou como consequência do Complexo de Édipo não resolvido; entre os quatro e seis anos de idade, a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo e simultaneamente tem ciúmes dele pela atração que ele exerce sobre o outro membro do casal; já na idade adulta, essas frustrações podem reaparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranóia.


O ciúme é sentido por pessoas de todas as idades, os especialistas dizem que até bebés muito novos experimentam esta emoção que, no fundo, pode ser representada por um turbilhão de emoções e exteriorizada através de diversos tipos de comportamentos. Quem sente ciúmes tem, por norma, pensamentos e sentimentos negativos em relação à ameaça de perda de algo que possui e que lhe é muito importante e precioso. Juntamente com a própria emoção que é o ciúme, juntam-se várias outras emoções, igualmente poderosas: medo, ansiedade, incerteza, insegurança, desconfiança, humilhação, tristeza, desgosto, raiva, descontrole, vingança, depressão…


Ou seja, o individuo ciumento tende a ser inseguro, ansioso e provavelmente sofre de baixa estima.




Identificando um ciumento



A pessoa que sofre com ciúmes pode ter uma personalidade obsessiva compulsiva que possui um padrão característico de sintomas que precisam ser observados:

Este distúrbio começa no início da vida adulta e apresentam uma variedade de contextos, como indicado por quatro (ou mais) dos seguintes sintomas :

1. Estar preocupado com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários e com o que ainda vai fazer
2. Mostra perfeccionismo que interfere com a tarefa concluída (por exemplo, é impossível concluir um projeto devido ao aumento de suas próprias exigências das normas e regras)
3. É demasiadamente dedicado ao trabalho e produtividade e deixa de lado as atividades de lazer e amizades.

4. É muito convencido de seus próprios pensamentos, não aceita a opinião alheia, ou não acredita nas evidências que a outra pessoa aponta, é escrupuloso, é inflexível em matéria de moralidade, ética ou valores.

5. É incapaz de se desfazer de objetos sem valor, mesmo quando estes não têm valor nem sentimental

6. Mostra-se relutante em delegar tarefas ou a trabalhar com outras pessoas, salvo se apresentarem exatamente a sua mesma maneira de fazer as coisas e a mesma forma de pensamento que o seu.

7. Adota um estilo pão-duro, o dinheiro é visto como algo a ser acumulado para as futuras catástrofes

8. Mostra rigidez e teimosia



9. Acredita piamente em seus pensamentos e acha que os outros estão mentindo. NO caso do ciúmes, nunca aceita a explicação do outro, ou acha que está sendo sempre enganada

10. Pensa o tempo todo em como controlar a outra pessoa a ponto de querer acompanhar tudo o que ela faz, onde está, o que está pensando, numa necessidade de posse do outro.


“O ciúme nasce sempre do amor, mas nem sempre morre com ele.

François de la Rochefoucauld (escritor francês do século XVII)








Bibliografia


http://www.psicologiananet.com.br/ciume-doentio-tratamento-para-o-ciume-possessivo-tratamento-para-controlar-o-ciume/1062/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%BAme
http://ciumes.com/artigos/o-que-e-o-ciume



Nenhum comentário:

Postar um comentário