quarta-feira, 23 de março de 2011

Bullying

Bullying  é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
O bullying divide-se em duas categorias:
  1. bullying direto;
  2. bullying indireto, também conhecido como agressão social
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido por meio de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
  • espalhar comentários;
  • recusa em se socializar com a vítima;
  • intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
  • ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros.

(fonte: wikepedia)


Essa semana um video de bullying chamou a atenção de muita gente na internet. Um menino tomado pela ira, agrediu fisicamente o seu colega da escola que praticava bullying contra ele. O assunto que não é nenhuma novidade começou a ser tratado ha alguns anos com maior prioridade nas escolas brasileiras, mas o fato é, que isso ja ocorre ha tempos sem que aja uma correção e uma prevenção para o assunto.



Eu mesma fui vitima de bullying por dois anos na escola, por ser magra, os colegas me colocavam apelidos e me ridicularizavam por isso, roubavam meus livros, me isolaravam e inventavam historias a meu respeito, diziam que eu tinha anorexia, que eu passava fome, o bullying ao contrario do que as pessoas pensam tambem causa efeitos na saude dos atingidos, no meu caso, tive a saude e a auto estima afeta nesse periodo e a superação foi dificil.

A sociedade cria esteriotipos de seres humanos e discrimina os que não seguem os padroes. Pessoas autoritarias desde muito cedo tendem a impor suas vontades de maneira agressiva a fim de manter o padrão a qual lhe convem.



A maioria  das pessoas pensam que o bullying só ocorre entre crianças e adolescentes, mas o blulling tambem pode acontecer em outros meios sociais, como no trabalho, na vizinhança e as vezes até dentro de casa. Esta semana, uma brasileira ganhou uma boa indenização na justiça britanica por ter sido vitima de bullying no seu trabalho. E se formos observar ha outros casos notorios em nossa sociedade.

O bullying pode ter consequencias as vezes irreversiveis. A vitima pode ser tornar uma pessoa agressiva e dissociada e chegar a cometer atos de violencia e crimes brutais. Entre crianças menores de 10 anos o bullying é caracterizado por agressões em grupo e isolamento contra um individuo.

"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta”


Pais e professores devem ficar atentos quanto a certas situações que ocorrem na escola e em ambientes sociais. Nós adultos tambem devemos ter a consciencia que certos tipos de brincadeira não tem graça alguma e que certas atitudes e palavras podem provocar traumas psicologicos em outras pessoas. Devemos respeitar a opção de cada um, seja ela qual for e devemos educar nossos filhos na mesma ideologia de respeito e compreensão.

E você, ja foi vitima de bullying?

Se você ja foi vitima de bullying saiba que não foi o unico, se você tem traumas, seja forte e supere-os pois infelizmente vivemos em uma sociedade que ainda não capaz de entender as escolhas, diferenças e deficiencias alheias.

Se você por algum motivo ja praticou ou pratica o bullying, repense sua atitude, respeite seu proximo como gostaria de ser respeitado. “Deus deu uma vida para cada um cuidar da sua, faça a sua parte!” Respeite seu proximo e estará respeitando a si mesmo!

Um comentário:

  1. Acho todos nós já sofremos e ainda sofreremos com isso que no mundo e na realidade que vivemos hoje, pra tantos, acaba sendo normal! Lembrando que não é! Isso é crime e deve ser denunciado! ;)

    ResponderExcluir