sexta-feira, 25 de março de 2011

Silêncio, por favor... (Lei do Silêncio)

Tem dias que tudo nos incomoda, mas incomodo todos os dias também já é um exagero, a não ser que seja por um barulho ou incomodo alheio. Eu fico pasma com certas situações, como o povo é leigo, como o povo é omisso e como certas pessoas se valem disso para se aproveitar em certos casos.

Informação! Essa é a palavra chave! Pessoas mal informadas sempre ficam para trás, ora mais, não é preciso ser inteligente para ser bem informado e não necessariamente precisa-se ser burro também! A ignorância deve ser combatida a todo custo, principalmente a ignorância de conhecimento e de informação.

Sabe aqueles dias, em que você está em casa, vendo sua televisão, descansando e o seu vizinho pára o carro em frente a sua casa e liga o som no mais alto volume, tocando um funk, um forró ou até mesmo um pagode... O que você faz? Eu respondo: Você aumenta o volume da sua TV e fecha as portas, as janelas, você se tranca em casa para que seja possível você assistir televisão. “E o pior, você não pode reclamar, porque para todos os efeitos ele pode fazer isso até as 22hs”. Mentira e mentira mesmo!

Existe no Rio de Janeiro uma lei, chamada Lei do Silencio,  lei nº 126 de 10/05/1977, isso mesmo de 1977. A lei é clara e especifica: Art. 9º - Qualquer pessoa que considerar o seu sossego perturbado por sons ou ruídos não permitidos poderá solicitar à Secretaria de Estado de Segurança Pública, através da Delegacia de Polícia local, providências destinados a fazê-los cessar.

A falsa idéia de qualquer pessoa pode fazer qualquer barulho de 07 as 22hs é um mito, essa especificação só é valida nas seguintes situações:

Art. 4º - São permitidos - observado o disposto no art. 2º desta Lei - os ruídos que provenham:
I - de sinos de igrejas ou templos e, bem assim, de instrumentos litúrgicos utilizados no exercício de culto ou cerimônia religiosa, celebrados no recinto das respectivas sedes das associações religiosas, no período das 7 às 22 horas, exceto aos sábados e na véspera dos dias feriados e de datas religiosas de expressão popular, quando então será livre o horário;
II - de bandas-de-música nas praças e nos jardins públicos o em desfiles oficiais ou religiosos;
III - de sirenas ou aparelhos semelhantes usados para assinalar o início e o fim da jornada de trabalho, desde que funcionem apenas nas zonas apropriadas, como tais reconhecidas pela autoridade competente e pelo tempo estritamente necessário;
IV - de sirenas ou aparelhos semelhantes, quando usados por batedores oficiais ou em ambulâncias ou veículos de serviço urgente, ou quando empregados para alarme e advertência, limitado o uso ao mínimo necessário;
V - de alto-falantes em praças públicas ou em outros locais permitidos pelas autoridades, durante o tríduo carnavalesco e nos 15 (quinze) dias que o antecedem, desde que destinados exclusivamente a divulgar músicas carnavalescas, sem propaganda comercial;
VI - de explosivos empregados em pedreiras, rochas e demolições, no período das 7 às 12 horas;
VII - de máquinas e equipamentos utilizados em construções, demolições e obras em geral, no período compreendido entre 7 e 22 horas;

* Parágrafo único – As serras dos tipos adotadas em construção de edificações, situadas em regiões urbanas, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, só poderão operar em recintos devidamente protegidos contra ruídos.
* Incluído pela Lei nº 4931/2006.


VIII - de máquinas e equipamentos necessários à preparação ou conservação de logradouros públicos, no período de 7 às 22 horas;
IX - de alto-falantes utilizados para propaganda eleitoral durante a época própria, determinada pela Justiça Eleitoral, e no período compreendido entre 7 e 22 horas.
Parágrafo único - A limitação a que se referem os itens VI, VII e VIII deste artigo não se aplica quando a obra for executada em zona não residencial ou em logradouro público, nos quais o movimento intenso de veículos e ou pedestres, durante o dia, recomende a sua realização à noite.

Qualquer ruído nas especificações acima são permitidos de 07 as 22hs com exceções. Porém as proibições quanto ao restante são claras:



DAS PROIBIÇÕES

Art. 3º - São expressamente proibidos, independentemente de medição de nível sonoro, os ruídos:
I - produzidos por veículos com o equipamento de descarga aberto ou silencioso adulterado ou defeituoso;
II - produzidos por aparelhos ou instrumentos de qualquer natureza utilizados em pregões, anúncios ou propaganda na via pública ou para ela dirigidos;
III - produzidos por buzinas, ou por pregões, anúncios ou propaganda, à viva voz, na via pública, em local considerado pela autoridade competente como “zona de silêncio”;
IV - produzidos em edifícios de apartamentos, vila e conjuntos residenciais ou comerciais, em geral por animais, instrumentos musicais ou aparelhos receptores de rádio ou televisão ou reprodutores de sons, tais como vitrolas, gravadores e similares, ou ainda de viva voz, de modo a incomodar a vizinhança, provocando o desassossego, a intranqüilidade ou desconforto;
V - provenientes de instalações mecânicas, bandas ou conjuntos musicais e de aparelhos ou instrumentos produtores ou amplificadores de som ou ruído, tais como radiolas, vitrolas, trompas, fanfarras, apitos, tímpanos, campainhas, matracas, sereias, alto-falantes, quando produzidos na via pública ou quando nela sejam ouvidos de forma incômoda;
VI - provocados por bombas, morteiros, foguetes, rojões, fogos de estampido e similares;
VII - provocados por ensaio ou exibição de escolas-de-samba ou quaisquer outras entidades similares, no período de 0 hora às 7 horas, salvo aos domingos, nos dias feriados e nos 30 (trinta) dias que antecedem o tríduo carnavalesco, quando o horário será livre.
* VIII - produzidos em Casas Noturnas, acima de 55 decibéis, a partir das 22 horas.
* Acrescentado pela Lei nº 3827/2002.




Ou seja, serei o mais clara possível, se o seu vizinho lhe incomoda, seja qual for o horário, seja qual for o ruído, seja por animal, por gritaria ou qualquer coisa, você pode e deve solicitar que esse incomodo cesse! A lei esta em vigor, e as autoridades policiais devem fazer o necessário caso sejam solicitadas para fazer o incomodo parar.

Gente, a lei é de 1977, válida para todos! Exerçam seus direitos de cidadãos. Embora o nosso país seja um pouco lento e muitas vezes omisso no cumprimento da lei, a justiça é um direito de todos, as leis são validas para todos os brasileiros sem discriminação seja os que nasceram ontem, seja os que nasceram hoje, o que importa é que todos sejam respeitados!

Bom senso também faz parte, devemos ter a consciência que nem sempre o nosso vizinho tem os mesmo gostos e preferência que nós temos. E que mesmo que esses gostos e preferências sejam similares, não podemos obrigar os nossos vizinhos a ouvir e ver o que queremos, nossos vizinhos não são e não podem ser obrigados a compartilhar involuntariamente das nossas preferências. Sejamos sensatos.

“A minha TV pode até ser melhor que a sua, mas e daí? Você não é obrigado a ouvir dentro da sua casa, o programa que eu estou vendo dentro da minha! Silencio, por favor!”

Respeite a vida, respeite seu semelhante!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Bullying

Bullying  é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
O bullying divide-se em duas categorias:
  1. bullying direto;
  2. bullying indireto, também conhecido como agressão social
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido por meio de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
  • espalhar comentários;
  • recusa em se socializar com a vítima;
  • intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
  • ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros.

(fonte: wikepedia)


Essa semana um video de bullying chamou a atenção de muita gente na internet. Um menino tomado pela ira, agrediu fisicamente o seu colega da escola que praticava bullying contra ele. O assunto que não é nenhuma novidade começou a ser tratado ha alguns anos com maior prioridade nas escolas brasileiras, mas o fato é, que isso ja ocorre ha tempos sem que aja uma correção e uma prevenção para o assunto.



Eu mesma fui vitima de bullying por dois anos na escola, por ser magra, os colegas me colocavam apelidos e me ridicularizavam por isso, roubavam meus livros, me isolaravam e inventavam historias a meu respeito, diziam que eu tinha anorexia, que eu passava fome, o bullying ao contrario do que as pessoas pensam tambem causa efeitos na saude dos atingidos, no meu caso, tive a saude e a auto estima afeta nesse periodo e a superação foi dificil.

A sociedade cria esteriotipos de seres humanos e discrimina os que não seguem os padroes. Pessoas autoritarias desde muito cedo tendem a impor suas vontades de maneira agressiva a fim de manter o padrão a qual lhe convem.



A maioria  das pessoas pensam que o bullying só ocorre entre crianças e adolescentes, mas o blulling tambem pode acontecer em outros meios sociais, como no trabalho, na vizinhança e as vezes até dentro de casa. Esta semana, uma brasileira ganhou uma boa indenização na justiça britanica por ter sido vitima de bullying no seu trabalho. E se formos observar ha outros casos notorios em nossa sociedade.

O bullying pode ter consequencias as vezes irreversiveis. A vitima pode ser tornar uma pessoa agressiva e dissociada e chegar a cometer atos de violencia e crimes brutais. Entre crianças menores de 10 anos o bullying é caracterizado por agressões em grupo e isolamento contra um individuo.

"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta”


Pais e professores devem ficar atentos quanto a certas situações que ocorrem na escola e em ambientes sociais. Nós adultos tambem devemos ter a consciencia que certos tipos de brincadeira não tem graça alguma e que certas atitudes e palavras podem provocar traumas psicologicos em outras pessoas. Devemos respeitar a opção de cada um, seja ela qual for e devemos educar nossos filhos na mesma ideologia de respeito e compreensão.

E você, ja foi vitima de bullying?

Se você ja foi vitima de bullying saiba que não foi o unico, se você tem traumas, seja forte e supere-os pois infelizmente vivemos em uma sociedade que ainda não capaz de entender as escolhas, diferenças e deficiencias alheias.

Se você por algum motivo ja praticou ou pratica o bullying, repense sua atitude, respeite seu proximo como gostaria de ser respeitado. “Deus deu uma vida para cada um cuidar da sua, faça a sua parte!” Respeite seu proximo e estará respeitando a si mesmo!

terça-feira, 22 de março de 2011

As drogas, a falsa liberdade e a falta de vergonha!

Quando eu era criança ouvia muito falar em drogas, mas crianças não tem muita noção, na época nem adultos tinham... Minha avó que é analfabeta costumava dizer que "cheirar maconha deixava as pessoas loucas" e eu nunca entendia... Hoje rio muito lembrando disso! A verdade é que as drogas se popularizaram, se politizaram! Atualmente são vistas por alguns como sinônimo de liberdade, diga-se de passagem falsa liberdade.

O primeiro entendimento que eu tive sobre drogas, foi na escola, um trabalho escolar que a professora pediu, eu devia ter uns 12 anos, mas ver eu nunca tinha visto, eu ouvia falar que fulano de tal fumava maconha, e etc... comentários, nada além disso, ha alguns anos atras usar drogas era algo totalmente abominável pela sociedade, era uma coisa mais discreta, com mais pudor, hoje o que se ve é algo totalmente diferente.

Quando eu ja era adolescente, tive o meu primeiro contato real com as drogas, vi de perto a maconha e aquele cheiro horrivel que ela tem, me espantava que muitos dos meus amigos achavam e acham aquilo normal, se acham livres por ficarem rindo, lerdos que nem uns idiotas. Eu sempre achei tolice rir sem motivo e ficar lerdo sem remédio tarja preta...mas há quem goste e muito. Muitos amigos me ofereceram, muitos insistiram, eu sempre fui a cabeça, a menina inteligente. Meu instinto correto não me deixou chegar ao ponto da fraqueza das drogas, não tive tentação, sempre fui a pessoa de pensar que se conheço a teoria não preciso da pratica, e vi muitos dos meus amigos se enfiarem nas drogas.



Colegas de sala de aula, viciados em loló, amigos de rua usavam maconha, depois foram a cocaina e um deles quase morreu, mas felizmente "Deus o salvou" e neste caso foi Deus mesmo, ele se converteu e virou crente. O que eu não sabia, era que de uns tempos pra cá, a coisa ia ficar tão critica. Convivi com uma pessoa que fumava maconha 7 vezes ao dia, e essa pessoa mal lembrava do seu dia anterior. Gente! Sério, como podem dizer que maconha não é droga? Uma vez presenciei uma cena que nunca mais esquecerei, a cena mais nojenta de toda a minha vida: Alguem cheirando cocaína.

O pior das drogas não é pra quem usa, mas o desconforto de quem está por perto e não está usando!
Decididamente abdiquei da minha vida todas as pessoas que tinham esse habito, mudei o velho pensamento de que se eu não uso, não ligo de vc usar... é uma situação constrangedora, ainda mais sobre os efeitos, que se vc conhece alguem sem a droga e depois ve o estado que a pessoa fica com a droga, é desolador.

Antes as pessoas tinham vergonha, tinham pudor com drogas, agora, isso não existe mais!
A maconha virou algo normal, tão normal... Dia desses eu dentro do ônibus vi um cara dentro de um carro, fumando um baseado em plena avenida das américas, quem me conhece sabe como sou...abri a janela do onibus e gritei: "Maconheiro"! Ontem mesmo, eu no onibus e o cara  estava esmigalhando maconha pra enrolar o baseado!

Olha, eu sei que sou jovem, mas eu pergunto, cade a moral e bons costumes? Usar drogas é uma coisa normal? Por que para as pessoas se sentirem livres precisam usar drogas? Por que os usuários de drogas não respeitam mais os não-usuários? Tenho visto amigos, pessoas inteligentes com brilhante futuro, se perderem por drogas!

Por acaso droga quer dizer falta de vergonha?

Usar drogas é falta respeito com usuário, com o não usuário, é falta de respeito com a vida!

Respeite a vida, não use drogas!


Se a sua vida é uma droga, não é outra droga que vai melhorar a sua vida!


As drogas financiam a violência, o usuário de drogas é responsável por vidas perdidas...

Liberdade consiste em você fazer o que quer, em plena consciência... aproveitar cada segundo sentindo o real sabor da vida!


Sabe o que é o pior disso tudo? Querem regulamentar a maconha no Brasil...

A sociedade está achando normal, vamos ver quando quiserem regulamentar a cocaína e o êxtase... o crack não, o crack é a droga que os políticos amam, é a droga mata pobre, foi inventada com um único objetivo: matar os miseráveis e engordar o bolso dos ricos que a produzem e a comercializam!


Isso é Brasil! Acorda povo brasileiro!

terça-feira, 1 de março de 2011

O palhaço da educação brasileira

Como se não bastasse nos últimos dias assistimos a cômica noticia do 1º palhaço brasileiro a integrar a comissão de educação e cultura. Para quem se esqueceu, o político teve que comprovar a sua alfabetização por meio de testes e agora vai integrar a comissão na câmara dos deputados. A justificativa foi: "Ele é um palhaço de grande experiência, com certeza vai contribuir com projetos e com suas propostas na área cultural", completou o líder do PR.
Para bom entendedor pingo é letra e já ficou claro que o político mal sabe ler e escrever concordo sim que sua fama e experiência artística podem ajudar a desenvolver projetos culturais, mas não creio que o deputado tenha embasamento intelectual para ajudar na educação!

Isso é Brasil, o povo vota e o povo paga, uma pessoa que contribui para sua diversão nas tardes de domingo não necessariamente contribuirá para o futuro da nossa nação! Que a câmara já virou picadeiro, isso já se sabe desde que o Brasil é Brasil, e não são poucos os shows e as grandes palhaçadas que assistimos ao longo da historia política brasileira.

Agora é olhar pro céu e pedir a Deus que nos ajude, pois milagres são possíveis sim! Um palhaço na política, só mesmo com permissão de Deus e como dizem por ai, a voz do povo é a voz de Deus, e se isso já foi possível, o que diremos de um semi-analfabeto integrando uma comissão de educação e cultura? Acredito que ele pode nos ensinar muito... A rir e morrer de rir... Afinal de contas sua experiência vai ajudar aos mau-humorados a aprenderem a ter o sorriso nos lábios, o povo brasileiro a partir de agora integrará a seguinte comissão: “ COMISSÃO SINDROME DA IENA: Rindo, comendo merda e achando graça de tudo.



Tiririca, pior que está, fica e fica mesmo!